No último fim de semana, no feriado de finados, mais uma vez presenciei uma cena caótica, que espelha o quão precárias são nossas forças de poder. Em uma pequena cidade, como Lavras do Sul, não se pode oprimir ou hostilizar turistas, visitantes e bons cidadãos, muito menos seus filhos, amigos ou parentes que aqui venham desfrutar os ares traquilos de uma pacata cidade do interior, pois, diante da falta de boas estradas estaduais, de uma BR que nos comunique com os que passam, cada pessoa que aqui vem, deverá ser muito bem tratada, bem recebida, essa é a etiqueta do turismo.
Mas parece que o Conselho Tutelar não entende isso, e insiste irritantemente em hostilizar nossos caros visitantes, fardados e de prancheta na mão invadem festas, eventos e praças farejando menores de idade que por ventura estão se divertindo, descansando de uma semana de estudos e trabalho, ainda mais no penúltimo mês do ano. Em plena festa, sem copo na mão ou drogas na mente, apenas a vontade de dançar e brincar na fantasia de personagens de Halloween, adolescentes foram abordados por uma equipe mal preparada de conselheiros tutelares, mas ora vejam bem, todos sabem que em festas particulares, bares e clubes, quem frequenta tem o consentimento dos pais, e cabe à família dizer o que é certo ou errado aos seus filhos, ainda mais se eles estão entre amigos, praticando o bem viver.
Ao contrário dessa prática abusiva do conselho tutelar em Lavras do Sul, e digo mais, abusiva e nada positiva para o desenvolvimento do turismo, deveriam observar melhor padrastos que sodomizam crianças à luz do dia, e o conselho não tem nada a dizer, porque para entrar na casa de um pedófilo, ou de uma criatura que espanca seus filhos, estupra suas filhas e os escraviza, como nós sabemos que isso acontece em Lavras do Sul, pra esse tipo de comportamento, o conselho não tem conselhos a dar. Mas por quê minha gente? Eles não sabem lidar muito bem com a pedofilia? com comportamentos sexuais inadequados? Ou é simplesmente porque é mais fácil abordar uma adolescente de fora da cidade, em uma festa? ou uma mãe trabalhadora e honrada que saudavelmente toma a sua cervejinha enquanto seus filhos brincam na praça? Por que eles já estão ali, expostos, sem nada a temer, não devem nada a justiça, trabalham, estudam e pagam seus impostos, é por isso será que o conselho tem conselhos e ameaças a fazer para essas ilustres pessoas? ... deverá de ser, porque deve ser muito mais trabalhoso e requer muito mais cuidado e conhecimento técnico para sanar a insanidade perversa de alguns lares.
É lamentável, como turismóloga, digo apenas que trabalho inutilmente para demandar consumidores a esta querida cidade onde vejo tantas possibilidades e potencialidades turísticas, portanto deixo aqui o meu conselho para o conselheiros, procurem identificar melhor os problemas de tutela desta cidade. Adolescentes bebem, se divertem e não são crianças que crescem em uma boa família, que vão se tornar maus sujeitos, são os mal tratados, os que sofrem violência sexual em casa, os que não tem orientação alguma é que acabam jogando seus filhos na sarjeta ou se tornando bandidos é que precisam de bons conselhos, e de melhores conselheiros. Não é nada pessoal, é apenas uma triste conclusão que cheguei após um longo feriado testemunhando o que considero um abuso.
6 comentários:
Concordo plenamente Fernanda. Tuas plavras trasmintem o sentimento de grande parte (se não de toda) a população lavrense e de nossos turistas. Fiquei indignado com tal abordagem, e espero que não se repita, ou então, que elas sejam feitas, mas aliadas ao combate de outros problemas muito mais graves que acontecem, e passam despercebidos (ou não) por tais pessoas!
Fernanda, nunca me canso de dizer como eu gosto de Lavras e como e uma cidade maravilhosa. Sempre convido meus amigos e pessoas de fora para ir comigo.Nesse feriado que passou levei 4 amigas, todas encantadas com a cidade e com as pessoas que foram muito educadas. No sabado fomos pra festa que a mais de mes estava sendo esperada, todas vestindo fantasia, na maior das boas vontades. Ate que em certa hora da festa uma das minhas amigas foi recolhida pelo conselho tutelar, o representante que alega ter visto ela segurando uma garrafa, queria por o nome de todas as amigas junto, pois estavamos juntas na festa. Lamentavel a conduta do conselho, todos sabem de problemas que existem em Lavras e que ninguem faz nada pra resolver. Da proxma vez, espero que o conselho mostre trabalho de um modo diferente, nao constrangendo pessoas de fora que vao conhecer, prestigiar, e gastar seu dinheiro em Lavras.
Poxa, que absurdo!
Sabe que esse problema com os Conselheiros Tutelares é muito comum na maioria das cidades.
Eles ganham muita autonomia em decorrência da função, imagina só, entrar na casa das pessoas e poder retirar um filho de alguém, isso requer no mínimo um bom preparo e mto bom senso. Mas a maioria deles é despreparada pra cumprir a funçao, e a culpa nem é deles, mas sim do sistema q foi criado e nao disponibiliza ou exige o preeparo necessario.
Pois é Felipe, Laura e Kika, fico muito preocupada com essa situação, pois agrava negativamente meu trabalho e meus objetivos de trabalho, a nossa cidade, nossa característica de hospitalidade e ainda por cima afeta nossa economia, acredito que todos nós devamos tomar algumas providências, falar com autoridades maiores, com poderes de justiça e lutar para que no concurso para conselheiro tutelar seja exigido um grau de instrução maior que o ensino fundamental, que é o requisito atual, bom né... não preciso dizer mais nada. Conselheiros deveriam ser Assistentes Sociais, com diploma!
Obrigada pelos comentários, venham sempre que quiserem!
Bom,sou maior e já não sofro mais com o conselho tutelar patético de Lavras do Sul(embora já tenha tido alguns problemas hehehe),mas é deprimente ver tanta falta de preparo,crianças passando fome,sem roupas no inverno,sofrendo abusos de todos os tipos em casa e o conselho simplesmente fecha os olhos,é muito fácil chegar numa festa e humilhar todo mundo estragando o final de semana das pessoas. de minha parte esse conselho tutelar não tem nenhum RESPEITO,não passa de um grupo de pessoas sem o minimo preparo que se intitulam "conselheiros"
concordo total com você sobre ser competente, boss mesmo, sem precisar ser baranga. amei sua visita no meu blog. beijos.
Postar um comentário