Os retratos de uma cidade, um espaço qualquer que inspire uma população, deseja intimamente ser representada através de imagens, cristalizando os signos existentes em cada universo particular da paisagem fotografada. Assim, aliando imaginário popular e turismo, têm-se as imagens turísticas, que servem para propagar uma cidade a partir das vaidades sociais intrínsecas na memória dos atores locais a fim de exibir as potencialidades que podem vir a ser atrativas.
Os meios de comunicação de massa possuem um poder infindável de mostrar às pessoas aquilo que não se pode ver com os próprios olhos. Mesmo que haja uma mídia ao redor da corrupção e da violência nas cidades, esses aspectos negativos são desativados pela população e pelos media e as coisas belas e encantadoras tornam-se o carro-chefe da identidade social, e mesmo os momentos de tristeza da humanidade, tornam-se surpreendentes diante dos olhos do viajante ávido pela descoberta.
A exploração do simbólico estimula o encontro com o imaginário cultural e a memória histórica detida pelo turista, este por sua vez, interage com o meio cultural e histórico da cidade visitada que lhe foi apresentada através de imagens publicitárias veiculadas pelo turismo para atraí-lo. O homem pós-moderno tem em seu cotidiano a possibilidade de encontrar uma vasta variedade de imagens de divulgação dos lugares em bancos de dados disponíveis na Internet e em outros tipos de mídia, como a televisão e impressa, que o desloca virtualmente de um lugar ao outro no seu imaginário estimulando o consumo real da viagem motivado pelos ícones culturais existentes nesses lugares.
Com os meios de comunicação foi possível desenvolver um universo de imagens para o turismo, cada vez mais aprimoradas e embelezadas com os programas de edição fotográfica e isso acarretou um senso estético que determina o gosto pelas imagens veiculadas pela mídia, moldando inclusive o valor dos espaços de vivência de grupos da cidade. Assim, mesmo um lugar sendo importante histórica e socialmente, se ele não estiver esteticamente sendo disponibilizado pelos media, não será tão atrativo para o público quanto as paisagem fotografada de ângulos que valorizem o lugar, seja um prédio do centro histórico da cidade, seja um bem imaterial como a gastronomia.
3 comentários:
Uma foto sempre trás além. Seja um gosto, tempero, ou alguém que nunca mais veremos. Não nessa estação.
Um café, fotografado.
Ha algum tempo conheci uma moça gentil, breve, embora sinta que desde sempre habitou em mim... Ás vezes penso que ela pode ser um anjo, afinal tudo quanto conforta nessa terra esquecida deve provir de uma espécie melhor que a corporal. Entre palavras e imagens, devaneios e vãos conformismos, vou reinventando a caminhada desse perdido sonho. Saudades das nossas conversas guria, não tardes a me visitar outra vez...
Outro selinho na boca;
Ploc!!!! ;)
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